terça-feira, 17 de fevereiro de 2009

Carmen!



O Carnaval taí! E nesse mês quente de Fevereiro ninguém mereceria mais uma homenagem desse Blog do que a "Pequena Notável", a nossa Carmen Miranda! Esse mês também é o centenário de seu nascimento, e vários eventos em sua homenagem estão rolando pela cidade.

Então para entrar: no clima

Estou lendo "Carmen" a biografia escrita pelo Ruy Castro, que como tudo que ele escreve é sensacional.

Estou ouvindo "Carmen Miranda: The Brazilian Bombshell" que é uma coletania de seus maiores sucessos.

Semana passada assisti "Banana is my Business" uma cinebiografia dirigida por Helena Solberg

Carmen Miranda é indubitavelmente um ícone da cultura Pop mundial, ela nasceu em Portugal em 9 de Fevereiro de 1909, sua família mudou-se para o Rio de Janeiro pouco tempo depois. Ela teve seu primeiro emprego numa loja de gravatas e numa chapelaria (onde aprendeu a fazer chapéus), ela já tentava a carreira artística em 1926 e estourou em 1930 com a marchinha "Taí". Fez seu debut cinematográfico no documentário "A voz do Carnaval" de 1933, outros filmes de sucesso seguiram, e Carmen consolidou sua carreira como cantora e performer sendo a principal estrela do Cassino da Urca. Nos anos 40 ela conquistou a América do Norte e era a mulher mais bem paga de Hollywood (e uma das mais ricas dos EUA).

Carmen produzia muitos de seu figurinos e turbantes e parte de seu acervo, como as famosas plataformas, estão em exposição permanente no Museu Carmen Miranda.

E depois disso tudo eu já estou fazendo o meu turbante! Então peguem o baton vermelho e se joguem nos balangandãs nesse Carnaval!

Bisous

Nenhum comentário: